O V Trail de Câmara de Lobos é uma prova de corrida (Trail Running) organizada pela ACDJS (Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra) e da ACRE (Associação Cultural e Recreativa do Estreito). O evento este ano acontece no dia 25 de Novembro 2017 e recebe a denominação de V Trail de Câmara de Lobos.

Contando com quatro percursos – Ultra Trail de 47km 3500 D+ CL-MTS, Trail Longo de 22Km 1280 D+ CL-MTS , Trail Curto de 8,5Km 310 D+ CL-MTS de distância e  o Trail Jovem de 3,2km 120D+. A prova mais longa percorre as cinco freguesias do concelho de Câmara de Lobos e ainda uma passagem pelos concelhos da Ribeira Brava e São Vicente.

As duas primeiras provas estão agendadas para partirem pelas 06h00 (47Km), 08h00 (22Km), às 09h30 para a distância mais curta (8,5km) e finalmente às 10h30 é a partida do Trail Jovem.

A partida e chegada das duas primeiras distâncias têm lugar no Centro da Vila do Estreito de Câmara de Lobos, junto a Praça do Mercado Municipal local e a distância mais curta terá como ponto de partida o mítico miradouro do Cabo Girão finalizando também no Mercado Municipal do Estreito.

Estas provas visam promover a interação do homem com a natureza, numa simbiose perfeita, permitindo assim dar a conhecer as paisagens do concelho de Câmara de Lobos e alguns dos seus principais pontos turísticos, onde a adrenalina e aventura serão parceiros constantes.

A organização pretende também incentivar a população local para a prática de uma atividade desportiva que sendo reconhecidamente como muito exigente é, no entanto acessível a todos os sexos e idades, basta que para tal, cada um estabeleça o seu objetivo individual e sobretudo divertir-se com o devido cuidado!